Correlação entre a distância intercondilar e a largura dos dentes anteriores da maxila
Resumo
A utilização de medidas antropométricas para seleção e montagem dos dentes artificiais antero-superiores durante a confecção de próteses totais mucosuportadas ou sobre implantes, possibilita ao cirurgião dentista utilizar parâmetros mais confiáveis, precisos e reproduzíveis, proporcionando reabilitações funcionais e altamente estéticas. Desta forma, o presente estudo avaliou a relação de proporcionalidade entre a distância intercondilar com a distância intercaninos superior, possibilitando a partir de tal medida antropométrica facial a montagem de dentes artificiais em próteses totais superiores de forma mais precisa e natural. A população avaliada no estudo foi composta por estudantes voluntários da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (n=80), a partir da aferição de medidas antropométricas faciais como: distância intercondilar, distância intercaninos em curva e em reta. Os critérios de exclusão utilizados foram: presença de diastemas, apinhamento dental e terapia ortodôntica atual ou prévia. A correlação entre as medidas encontradas foi estabelecida por meio do coeficiente de Spearman e a influência do gênero pelo teste de Mann-Whitney (nível de significância de 5%). Após análise dos dados pode-se observar correlação positiva entre as distâncias intercaninos em curva e em reta com a distância intercondilar e valores maiores no gênero masculino. A utilização da distância intercondilar na seleção e montagem de dentes artificiais em próteses totais pode ser realizada de maneira conjunta com os demais métodos descritos na literatura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.