Saúde bucal e performance física de atletas
Resumo
Para que o atleta alcance altos níveis de performance em competições é necessário um corpo saudável integrando elementos fisiológicos, psicológicos, biomecânicos, genéticos, componentes técnicos e táticos entre outros. Ao mesmo tempo em que esses fatores contribuem para o sucesso do atleta, quando em desequilíbrio exercem influência negativa frente às elevadas cargas de estresse em diversas áreas como nutricional, física, psicológica e da saúde ao qual é submetido, podendo prejudicar seu desempenho em treinamentos e competições. Para suportar tais estresses o atleta deve apresentar plenas condições físicas e psicológicas, sendo a saúde um dos principais fatores a influenciar seu desempenho. O objetivo desta revisão de literatura foi destacar as principais alterações bucais que afetam o desempenho do atleta, agindo na tríade alimentação, treinamento e repouso. Concluiu-se que fatores como respiração bucal, desordens da articulação temporomandibular (D-ATM), doença periodontal, má oclusão, perdas dentárias e consequentemente a dor, restringem a alimentação, prejudicam o repouso, reduzem a motivação e o desempenho nos treinamentos, causando diminuição do rendimento ou até mesmo o afastamento do atleta dos treinamentos e competições. Para evitar tais prejuízos na saúde e performance do atleta é necessária a atuação de uma equipe multidisciplinar na conscientização, prevenção, diagnóstico e tratamento precoce dessas alterações e suas consequências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.