Prevalência da cárie dentária e sua relação com as condições nutricionais entre escolares de um município do sul do Brasil
Resumo
A cárie dentária é uma doença de caráter multifatorial, dependente da sacarose, cujo consumo é fator de risco comum ao desenvolvimento de outras doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. O objetivo do presente estudo foi avaliar a relação entre a prevalência de cárie dentária, o estado nutricional, fatores sociodemográficos e comportamentais em uma amostra de 285 escolares, entre 6 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino da cidade de Califórnia-PR, sul do Brasil. Para a avaliação da prevalência de cárie dentária foi utilizado o índice de dentes cariados, perdidos e obturados (ceo-d e CPO-D), seguindo critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No diagnóstico do estado nutricional foi utilizado o Índice de Massa Corpórea (IMC). A identificação dos comportamentos em saúde bucal e das características sociodemográficas foi obtida por meio de um questionário semiestruturado. Entre as crianças e adolescentes estudados, registrou-se o índice ceo-d de 0,71 (DP= 1,52) e o CPO-D, de 1,69 (DP= 2,15). A taxa de excesso de peso foi de 11,2%. Associaram-se à maior severidade de cárie na dentição decídua, o gênero e a idade do escolar e na dentição permanente, a idade do escolar. Por outro lado, os fatores sociais e comportamentais não exerceram influência na severidade desta doença bucal. A ausência de associação entre a cárie e o estado nutricional observada aponta para o caráter multifatorial da doença cárie e sugere que outros estudos sejam conduzidos para elucidar a relação existente entre as duas doenças.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.