Efeito da música instrumental no comportamento de bebês durante o tratamento odontológico
Resumo
A odontologia para bebês, que visa os cuidados na primeira infância, fundamentada na promoção de saúde bucal e prevenção, tendo como meta as condições ideais para o correto desenvolvimento do sistema estomatognático da criança. Nessa fase, em que ocorre a instalação da dentição decídua e também a possibilidade do desenvolvimento da doença cárie, o que torna necessário o atendimento odontológico preventivo e curativo aos bebês e demanda preparo psicológico da criança e da família para a aceitação do tratamento, que muitas vezes é acompanhado de medo e ansiedade. Considerando-se a possibilidade da utilização da música na redução da ansiedade, a proposta do presente experimento foi avaliar o comportamento dos bebês, durante o tratamento odontológico, quando se utiliza a música ambiente. Foram selecionadas aleatoriamente 21 crianças de ambos os gêneros, em atendimento na “Casa da mãe Taubateana”, as quais durante o atendimento ouviram música clássica instrumental. Enquanto isso, foi realizada pela pesquisadora a observação do comportamento do paciente durante o tratamento. Os resultados do teste de Mc Nemar indicaram diferenças significantes entre os comportamentos sem a presença de música ambiente e com a presença de música ambiente. Os autores concluíram que o emprego da música instrumental de ninar foi capaz de reduzir a ansiedade durante o atendimento odontológico na amostra avaliada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.