Avaliação das microdurezas de três cimentos resinosos fotopolimerizados por LED com a interposição de três barreiras de diferentes espessuras
Resumo
Neste trabalho avaliou-se a microdureza de três cimentos resinosos: Variolink Veneer (Ivoclar Vivadent); Variolink II (Ivoclar Vivadent); e RelyX ARC (3M ESPE), fotopolimerizados através da interposição de barreiras de diferentes espessuras, usados em restaurações estéticas indiretas. Foram confeccionados vinte e quatro corpos de provas para cada marca de cimento, subdivididos em quatro grupos, segundo a espessura (0; 1,2; 1,0 e 0,7 mm) de barreiras utilizadas na interposição durante a fotopolimerização, em seis tratamentos. A fotopolimerização foi realizada com luz LED Bluephase (Ivoclar Vivadent) e as medidas foram tomadas em dois períodos: imediato e sete dias após a polimerização. Foi usado um microdurômetro (HMV-2000, Shimadzu), sob cargas de 50gf durante 15s, cujos valores de microdureza foram obtidos em HV (Dureza Vickers). Quatro medidas de microdureza foram realizadas para cada peça de teste de seis tratamentos, as variáveis: período, de cimento e de barreira, com o cálculo das médias, desvio padrão e coeficiente de variação, um total de vinte e quatro parâmetros, doze em cada período. Os coeficientes de variação foram inferiores a 15%, atestando a fiabilidade dos dados. As médias foram submetidas à ANOVA de um critério, acompanhadas do teste de Tukey HSD, com nível de significância 0,05 para a verificação das diferenças entre médias e Análise Fatorial Total para a determinação dos efeitos principais e secundários das interações dessas variáveis. Os valores médios das microdurezas sete dias após a polimerização foram superiores aos valores médios das microdurezas imediatamente após a polimerização. O cimento RelyX ARC teve os maiores valores de microdureza nos dois períodos de avaliação, com maior valor absoluto sem a interposição de barreira. O cimento Variolink Veneer teve o menor valor da microdureza com a interposição das barreiras, com medição imediatamente após a polimerização. Os instantes de medição e o tipo de cimento interferiram nos valores das microdurezas, já a interposição de barreiras durante a fotopolimerização de cimentos resinosos não interferiram significativamente nos valores das microdurezas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.