Tumor odontogênico ceratocístico: relato de caso clínico
Resumo
O tumor odontogênico ceratocístico (TOC) é uma neoplasia odontogênica que apresenta comportamento clínico localmente agressivo e alta taxa de recidiva. O presente estudo apresenta um caso clínico de TOC tratado com enucleação e curetagem, com acompanhamento radiográfico de um ano. Paciente do gênero masculino, 58 anos, leucoderma, procurou atendimento especializado em curso de pós-graduação com queixa de pouca abertura bucal e aumento de volume mandibular no lado direito. Após anamnese e exames clínico e radiográfico, o paciente foi submetido à biópsia incisional que confirmou o diagnóstico de Tumor Odontogênico Ceratocístico. Posteriormente, realizou-se procedimento cirúrgico para enucleação e curetagem da lesão em ambiente hospitalar sob anestesia geral. O paciente esteve em controle ambulatorial e radiográfico com um ano de acompanhamento, sem evidências de recidiva da lesão e sem queixas estéticas ou funcionais. A região operada apresentou-se praticamente remodelada. É fundamental que relatos de casos clínicos com experiências de tratamento e acompanhamento do TOC sejam descritos na literatura para que aspectos inerentes ao próprio tratamento possam ser discutidos, como morbidade cirúrgica, recidivada da lesão, entre outros, pois ainda não há um consenso absoluto a respeito do tratamento do TOC.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.