Avaliação da funcionalidade cervical, distúrbios temporomandibulares, ansiedade e qualidade de vida de pacientes submetidos a procedimentos odontológicos
Resumo
O objetivo deste estudo foi correlacionar o nível de ansiedade com sintomas de distúrbios temporomandibulares em pacientes submetidos a procedimentos odontológicos. Foram aplicados questionários avaliativos em 57 pacientes que passaram por procedimentos odontológicos em clínicas da cidade de Guaxupé. O Neck Disability Index mostrou incapacidade branda da cervical no grupo estudado. O Índice Craniomandibular (ICM), ou Índice Temporomandibular (ITM), mostrou maior comprometimento articular quando comparado ao muscular. Pelo Índice Anamnésico de Fonseca foi verificado que a amostra possuía DTM leve, dados que não se relacionam com os achados no índice de Helkimo no qual a amostra foi classificada como portadora de DTM moderada. Com relação à avaliação dos índices de ansiedade, os indivíduos apresentaram nível de ansiedade moderado tanto no IDATE E como no IDATE T. A qualidade de vida dos indivíduos avaliados pelo SF-36 mostrou-se com alguns destaques “negativos” relacionados aos domínios “Dor e Vitalidade”. Conclui-se que em pacientes submetidos a procedimentos odontológicos há nível de ansiedade moderado; maior comprometimento articular do que muscular e do que funcional; e que os domínios “Dor e Vitalidade” apresentam os menores valores nos aspectos relacionados à qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.