Alterações bucais de crianças e adolescentes diabéticos do projeto doce sorriso
Resumo
O diabetes mellitus tipo 1 afeta crianças e adolescentes e se trata da insuficiente produção de insulina pelo pâncreas. Alguns dos sinais e sintomas bucais comumente observados em portadores de diabetes tipo 1 são a polidipsia, xerostomia, hálito cetônico, dentre outros. O propósito deste trabalho é avaliar a prevalência de patologias da cavidade bucal de crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 que participaram do Projeto Doce Sorriso e Apoio ao Autocuidado Medicamentoso. Foram avaliadas 15 crianças e adolescentes, sendo 8 meninas e 7 meninos, na faixa etária entre 4 e 17 anos. Foram verificados os índices ceo, CPO-D e IHOS. A ocorrência de alterações como gengivite, anormalidades da língua, xerostomia e candidíase foram também avaliadas no exame clínico. A média do nível glicêmico capilar das crianças e adolescentes que participaram desta pesquisa foi de 221,2 mg/dl. O índice ceo médio foi de 1,42 e o CPO-D médio foi de 1,92. O índice de higiene oral simplificado médio foi de 1,11, considerado um índice de higiene regular. Todas as crianças e adolescentes avaliados nessa pesquisa apresentaram ao menos uma alteração bucal, sendo que as mais prevalentes foram língua saburrosa 18%, gengivite 18% e hiperplasia gengival 16%.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.