Frequência de <i>Campylobacter rectus</i> de recém-nascidos a idosos
Resumo
O objetivo do presente estudo transversal foi verificar a prevalência da bactéria Campylobacter rectus em indivíduos dentados e desdentados em diferentes faixas etárias, moradores do Vale do Paraíba. Para isso foram incluídos quarenta recém-nascidos (2,20 ±1,30 meses), quarenta crianças (9,33 ±1,99 anos), trinta adultos e idosos dentados (61,7 ± 7,05 anos) e trinta adultos e idosos desdentados (65,8 ± 6,69 anos). Foram coletadas amostras extrassulculares (mucosa da bochecha e dorso da língua) de toda a população; para os grupos dentados, foram também coletadas amostras intrassulculares (sulco ou bolsa periodontal). Todas as amostras foram processadas utilizando-se a reação em cadeia da polimerase. A frequência bacteriana foi analisada estatisticamente utilizando o teste Qui-Quadrado. Todos os grupos etários exibiram a presença da bactéria C. rectus, independentemente da presença dental (recém-nascidos 25,64%; crianças 92,50%, adultos e idosos dentados 93,33%; adultos e idosos desdentados 96,67%). Houve diferença estatística quando foram comparadas amostras coletadas do grupo de recém-nascidos com amostras dos demais grupos, para ambos os sítios extrassulculares (p=0,001). Ficou evidenciado o impacto da presença de dentes na colonização bacteriana bucal. A partir destes dados torna-se importante elaborar estratégias que possam reduzir a presença de microrganismos periodontopatogênicos, dentre eles o C. rectus, a fim de prevenir o desenvolvimento de doenças periodontais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.