Comparação entre as técnicas de clareamento dentário e avaliação das substâncias peróxido de carbamida e hidrogênio
Resumo
O propósito deste estudo foi realizar uma comparação entre as técnicas de clareamento dental (consultório e supervisionado) e a eficácia das substâncias peróxido de carbamida e peróxido de hidrogênio, verificando a técnica e substância que produz maior mudança de coloração, menor sensibilidade dentinária e irritação gengival e melhor satisfação e aumento da autoestima do paciente. Foram selecionados 56 pacientes que passaram pelo processo de triagem do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe. Todos foram submetidos ao exame clínico para a identificação das condições de saúde e distribuídos de maneira aleatória em quatro grupos: dois foram submetidos à técnica de clareamento de consultório, com peróxido de carbamida 35% e peróxido de hidrogênio 35% em outro grupo. Os grupos restantes foram submetidos à técnica de clareamento supervisionado, um usando peróxido de carbamida a 16% e o outro, peróxido de hidrogênio a 5,5%. Os resultados foram analisados estatisticamente pelo teste Qui-Quadrado. Baseando-se nos resultados encontrados, pode-se concluir que, diante de um diagnóstico correto, ambas as técnicas e materiais são eficazes e apresentam resultados satisfatórios.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.