Avaliação do conhecimento dos pais e condição de saúde bucal de bebês de 3 a 36 meses
Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a condição de saúde bucal de crianças na faixa etária de 3 a 36 meses, que frequentavam a Clínica de Bebês da Universidade Federal de Sergipe e, concomitantemente, avaliar a percepção e conhecimento de pais ou responsáveis sobre os cuidados com a saúde bucal na primeira infância. A amostra foi composta por 140 pessoas, sendo 70 pais ou responsáveis e 70 bebês de ambos os gêneros. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um prontuário específico para a criança e uma entrevista objetiva. Foram observadas prevalências de 24,2% de crianças com lesão de cárie (19,7% meninos) e 16,5% com fratura dentária (10% meninas). Das crianças com lesão cariosa e fratura dento-alveolar, 11% necessitaram de tratamento complexo. Quanto à percepção dos pais/responsáveis, foi detectado que a maioria deles demonstrou ter noção dos cuidados e práticas que devem ser realizados para manutenção da saúde bucal - 74% escovavam os dentes três vezes ao dia e 57% tinham o costume de ir ao dentista. Os resultados indicaram que ainda há uma alta prevalência da doença cárie na primeira infância (24,2%), no entanto, os pais/responsáveis estão mais conscientes da necessidade de que sejam implementadas medidas de higiene bucal o mais precoce possível.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.