FLEXIBILIZAÇÃO DO AMBIENTE EDUCACIONAL ATRAVÉS DE REDE

Autores

  • João Gilberto Pinho Universidade de Taubaté
  • Ricardo Rodrigues de França Universidade de Taubaté
  • José Carlos Lombardi Universidade de Taubaté

Resumo

Este trabalho apresenta recomendações para implementação de uma rede sem fio em ambiente educacional, flexibilizando os recursos de sala de aula e laboratório. Inicialmente será apresentado o conceito de uma rede wireless, tratando a norma 802.11 utilizada para redes wireless, os protocolos utilizados e as camadas físicas. Em seguida será mostrada a importância da realização do site survey, onde é evidenciada a necessidade de uma cobertura de 100% na sala de aula, apresentando recomendações, procedimentos e ferramentas utilizados para esse fim, visando economia na implementação do ambiente computacional, sem perda da acessibilidade aos recursos da rede educacional da instituição de ensino. Outro ponto a ser tratado diz respeito às interferências, comuns em redes sem fio, onde serão fornecidas informações sobre como obter com sucesso uma boa qualidade do sinal. Indicações sobre os melhores locais para instalação dos pontos de acesso e antenas em salas de aula serão apresentadas permitindo uma cobertura eficiente de modo a fornecer a melhor conectividade aos recursos computacionais. A Metodologia utilizada será baseada na inspeção técnica minuciosa do local onde vai ser implementada a infra-estrutura de rede sem fio, através de ferramentas e equipamentos que permitem a analise do sinal de radio no ambiente. A ferramenta utilizada será o software freeware Netstumbler, em ambiente operacional Windows. Finalizando será demonstrado um exemplo de estudo de caso e os benefícios técnicos e econômicos que podem ser alcançados com a adoção de uma rede wlan padrão 802.11, pois, através desse tipo de rede sem fio as salas de aula tanto podem ser utilizadas para aulas expositivas como podem se tornar laboratórios de informática flexibilizando a logística das salas de aula em função da demanda por aulas teóricas ou laboratórios.

Biografia do Autor

João Gilberto Pinho, Universidade de Taubaté

Departamento de Engenharia Mecânica

Ricardo Rodrigues de França, Universidade de Taubaté

Departamento de Engenharia Mecânica

José Carlos Lombardi, Universidade de Taubaté

Departamento de Engenharia Mecânica

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