SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE UM VEÍCULO ELÉTRICO
Resumo
As indústrias automobilísticas estão reconhecendo a necessidade de explorar novas fontes de energia, devido à escassez e os problemas ambientais gerados pelo petróleo. Assim, várias formas de gerar energia vêm sendo estudadas, entre elas, fontes de energia elétrica, onde os veículos são tracionados por motores elétricos. Em geral os primeiros veículos elétricos possuem um sistema de acionamento por meio de motores de corrente contínua que, embora causassem desgaste excessivo nos comutadores, tinham a vantagem da variação da rotação por meio da variação de tensão. Assim, este trabalho tem como objetivo projetar um sistema de acionamento, controle e transmissão mecânica que permitirá desenvolver uma velocidade máxima de 60,8 km/h, e será composto por três partes: Motor, Controlador de velocidade e um redutor de velocidade. O motor AC, em geral de indução trifásico, possui a vantagem de baixa manutenção e alta robustez, mas necessita de uma variação da tensão em relação à freqüência, sugerindo a utilização de inversores de freqüência. O inversor utilizado neste trabalho é um modulador por largura de pulsos (PWM) de malha aberta, discreto, otimizado e projetado através de um micro controlador de baixo custo, se comparado a inversores de freqüência encontrados no mercado. O PWM discreto gera pulsos para o controle da velocidade do motor elétrico e é comandado por um acelerador eletrônico. No eixo de saída do motor elétrico acopla-se um redutor de velocidade (angular) composto por duas polias e uma correia. O redutor de velocidade adequará a rotação e torque do motor para a rotação e torque requerido pelo eixo da rodas motriz do veículo elétrico.Downloads
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