Aplicação da Avaliação Formativa, na Disciplina de Robótica Industrial, para Projetos com Robôs Manipuladores na Engenharia de Controle e Automação

Autores

  • Tiago Anderson dos Santos

Resumo

O artigo propõe a aplicação de práticas pedagógicas, que extrapolam as salas de aula e laboratórios, de um plano de trabalho docente, que ambiciona a remodelagem da estrutura do plano de ensino do curso, e, sobretudo, do sistema de avaliação formativa para otimizar o processo de ensino-aprendizagem com projetos na disciplina de Robótica Industrial. A avaliação formativa tem como principal intuito melhorar continuamente o processo de ensino-aprendizagem. Por isso, este trabalho apresenta um debate sobre a aplicação da avaliação para a aprendizagem na matéria de Robótica Industrial, da graduação de Engenharia de Controle e Automação, durante todo o período letivo em que a disciplina for lecionada, tornando a avaliação parte intrínseca do processo de ensino-aprendizagem. O estudo realizado, com base em uma sistemática revisão de literatura, demonstra como funciona o sistema de avaliação atualmente na maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, relatando o ponto de vista de alguns especialistas sobre os processos de avaliação e, mais do que isso, versa sobre os estudos e pesquisas já realizados por estudiosos com relação a avaliação formativa.

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Como Citar

Santos, T. A. dos. (2017). Aplicação da Avaliação Formativa, na Disciplina de Robótica Industrial, para Projetos com Robôs Manipuladores na Engenharia de Controle e Automação. Revista Ciências Exatas, 23(1). Recuperado de https://periodicos.unitau.br/exatas/article/view/2548

Edição

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Artigos