ESTRUTURAÇÃO DE APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO
Resumo
A técnica de Análise de Conteúdo se vale da inferência e da interpretação para obter informações relevantes contidas em documentos, constitui-se em um conjunto de técnicas cujo objetivo é descrever o conteúdo emitido em um processo de comunicação a fim de levantar indicadores qualitativos ou quantitativos. Foi sistematizado na primeira metade do século XX e a princípio foi importante ferramenta na busca dos sentidos dos artigos e propagandas da imprensa escrita nos Estados Unidos, uma técnica que vem demostrando capacidade de adaptação aos novos desafios de uma sociedade emergente. A Análise de Conteúdo é composta por procedimentos sistemáticos que proporcionam o levantamento de indicadores permitindo a realização de inferência de conhecimentos. Este artigo proporciona a compreensão inicial, traz um breve histórico e algumas técnicas utilizadas, bem como, a estruturação para a aplicação em um determinado exemplo. Conclui-se que atualmente é impossível ignorar a Análise de Conteúdo.Downloads
Edição
Seção
Artigos