CONFECÇÃO DE UM MANUAL DE “JOGOS DE EMPRESA” PARA USO NA FATEC DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Palavras-chave:
ensino de logística, jogos de empresa, manualResumo
O uso de Jogos de Empresas com o objetivo de aprendizado está sendo utilizado cada vez mais nos cursos de graduação e pós-graduação. Os modelos utilizados buscam, cada vez mais, apresentar as reais situações em diversas áreas de uma ou várias organizações. O objetivo geral deste trabalho é a criação de um manual de operação de um “Jogos de Empresas”. Após uma revisão bibliográfica seguida de um estudo de caso na faculdade de tecnologia FATEC de São José dos Campos foi desenvolvido o manual de forma a padronizar e detalhar as atividades dos alunos ao acessar um ERP de terceira geração denominado CIS-ERP web que tem como principal função, processar os dados inseridos pelas equipes e pelo tutor. As conclusões apontam para a obtenção de alunos mais preparados para o mercado de trabalho. Esse processo lúdico buscou, desta forma, integrar todas as turmas do curso de graduação em logística através de abordagens qualitativas e quantitativas. Futuros trabalhos poderão evoluir para novos processos do ERP de forma a melhorar o aprendizado.
Referências
BERRETINI, A. Uma Análise de Jogos de Empresas na Área de Planejamento da Produção e Uso Integrado de Sistemas de Informações. 2010. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção, Área de Gestão de Operações de Sistemas) - Faculdade de Engenharia de Bauru, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2010.
FERREIRA, J. A. Jogos de Empresa: Modelo para aplicação prática no ensino de custos e administração do capital de giro em pequenas e médias empresas industriais. 2000. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2000.
GRAMIGNA, M. R. Jogos de Empresa e Técnicas Vivenciais. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007
LACRUZ, A. J. Jogos de Empresa: Considerações Teóricas. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 11, n. 4, p. 93-109, Out.-Dez. 2004.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003
ROCHA, L. A. G. Jogos de Empresa: Desenvolvimento de um Modelo para Aplicação no Ensino de Custos Industriais. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 1997. Disponível em: <http://www.eps.ufsc.br/disserta97/giordano>. Acesso em: 01 dez. 2013 as 20:59.
SANTOS, R. V. “Jogos de Empresas” Aplicados ao Processo de Ensino e Aprendizagem de Contabilidade. Revista Contabilidade e Finanças, São Paulo, n. 31, p. 78-95, Jan.-Abr. 2003
SAUAIA, A. C. A. Satisfação e Aprendizagem em Jogos de Empresa: Contribuições para a Educação Gerencial. 1995. 273 f. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.