INTERFACE GRÁFICA APLICADA EM CÉLULA DE MONTAGEM MANUAL DE SUSPENSÃO PARA VEÍCULO AUTOMOTOR
DOI:
https://doi.org/10.69609/1516-2893.2024.v30.n1.a3843Palavras-chave:
Interface Gráfica, Componentes Virtuais, Montagem Manual de Suspensão, Veículo AutomotorResumo
Este trabalho apresenta uma proposta de arquitetura para sistema que utiliza a interface gráfica como elemento fundamental para auxiliar o desenvolvimento das atividades realizadas pelo operário de uma célula de montagem manual de suspensão para veículo automotor. A implementação desse sistema tem como objetivo estabelecer uma sistemática para a produção dessa célula que seja capaz de definir sequências preestabelecidas para a realização da montagem de cada tipo de suspensão e contribuir na minimização das perdas por montagens inadequadas. Os componentes virtuais elaborados para atender essa interface são expressivos e estão relacionados com cada sequência que é definida para efetuar a montagem da suspensão. A validação da funcionalidade dessa interface é obtida por meio da realização de testes em um protótipo que adota os elementos básicos previstos na mencionada arquitetura. Os resultados positivos observados nesses testes indicam que a interface gráfica proposta neste trabalho é adequada para a aplicação a qual se destina.
Referências
AUTODESK® INC, 2010, Autodesk® Inventor™ Professional versão 2009. Disponível em: <http://www.autodesk.com>. Acesso em: 15/02/2010.
CUBLOC, (2006). User Manual Version 2.0.0. Copyright 1996, revised March 2006, Comfile Technology©.
De Moraes, C. C. e Castrucci, P. L. (2001). Engenharia de Automação Industrial, LTC, Rio de Janeiro.
Elipse Windows, (2006). Sistema de Supervisão e Controle - Elipse Software Manual do Usuário.
Miyagi, P. E. (1996). Controle Programável – Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos, Editora Edgard Blücher Ltda, São Paulo.
Rosário, J. M. (2005). Princípios de Mecatrônica. Editora Person Prentice Hall, São Paulo, Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.