CONSUMO CONSCIENTE

uma análise da predisposição de consumo de produtos sustentáveis

Autores

  • Victória Lima Pires de Castilho Instituto Federal de São Paulo - IFSP
  • Marlette Cassia Oliveira Ferreira Instituto Federal de São Paulo - IFSP
  • Isabel Cristina dos Santos Instituto Federal de São Paulo - IFSP

DOI:

https://doi.org/10.69609/1516-2893.2025.v31.n1.a3985

Palavras-chave:

Marketing Verde, Consumo Consciente, Comportamento do Consumidor

Resumo

Com qual intensidade o consumidor identificado como consciente está disposto a adotar uma atitude sustentável nas compras que realiza? Este artigo visa identificar a disposição do consumidor em adotar um comportamento de compras ambientalmente sustentáveis. Para responder a questão de pesquisa, aplicou-se uma pesquisa quantitativa, de caráter exploratória e descritivo. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário, baseado na revisão teórica. As afirmativas permitiam respostas mediante a escolha da intensidade, usando uma escala do tipo Likert de cinco pontos. Além disso, adicionou-se questões objetivas de múltipla escolha. O questionário foi distribuído na rede de contatos corporativo, caracterizando uma estratégia de coleta de dados do tipo survey. Os resultados indicam que o consumidor “autodeclarado ambientalmente consciente” está disposto a adotar um comportamento de compras que priorize produtos ambientalmente orientados, fato que é evidenciado pela alta intenção e ação de compra de produtos sustentáveis, e pela percepção positiva do Marketing Verde.

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Publicado

2025-05-31

Edição

Seção

Artigos