Arquitetura Aplicada na Automatização de Processo de Tratamento Químico para Preparar Superfícies Metálicas
DOI:
https://doi.org/10.69609/1516-2893.2025.v31.n1.a3987Palavras-chave:
Processo Químico, Tratamento de Superfície, Automatização de SistemaResumo
Uma empresa nacional utiliza o tratamento químico para preparar superfícies na primeira etapa do processo que efetua o revestimento e acabamento de peças metálicas que são integradas nos conjuntos de atuadores hidráulicos e/ou pneumáticos. Esse processo não está automatizado, configurando situação que expõem os operadores à condição de estresse físico e a presença de atmosfera insalubre. A continuidade dessa situação pode afetar a integridade física desses operadores, comprometer a qualidade das peças submetidas ao tratamento e trazer prejuízos para a empresa. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma proposta de arquitetura para automatizar a etapa de tratamento químico para preparar superfícies de peças usinadas. Essa arquitetura é baseada em sistema de supervisão, controlador, sensores e atuadores disponíveis no mercado nacional. Os resultados satisfatórios observados nos testes realizados com a primeira versão do protótipo representativo dessa arquitetura mostram que a proposta de automação é viável e capaz de atender a finalidade para a qual a mesma é destinada.
Métricas
Referências
ELIPSE WINDOWS. Sistema de Supervisão e Controle - Elipse Software Manual do Usuário, 2006.
MIYAGI, P. E. Controle Programável – Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos. Editora Edgard Blucher Ltda, São Paulo, Brasil, 1996.
ROSÁRIO, J. M. Princípios de Mecatrônica. Editora Person Prentice Hall, São Paulo, Brasil, 2005.
SILVEIRA, P. R. Automação e Controle Discreto. 4a Edição - Érica, São Paulo, Brasil, 2002.
THOMAZINI, D. & ALBUQUERQUE, P. U. B. Sensores Industriais – Fundamentos e Aplicações. 6a Edição - Érica, São Paulo, Brasil, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Francisco Carlos Parquet Bizarria, José Walter Parquet Bizarria, José Fábio Rodrigues da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.