Ensino da modelagem com programação linear
uma ideia para ensinar Administração na prática usando lead time – ODS 4
DOI:
https://doi.org/10.69609/1516-2893.2025.v31.n1.a4005Palavras-chave:
Administração, Lead time, Ensino prático, Pesquisa operacional, Programação linearResumo
O processo ensino-aprendizagem bem-sucedido tem sido uma preocupação frequente para a sociedade moderna. Por exemplo, muitos alunos de Administração enfrentam dificuldades para se conectarem com o mundo numérico e teoremas da disciplina programação linear (PL) e sua prática gerencial por não enxergar a sua praticidade na gestão e controle no dia a dia. Esta pesquisa objetiva divulgar uma forma ativa de ensinar PL partindo das premissas essenciais do mundo real, o lead time e o tempo que leva para uma matéria prima se transformar em produto. A metodologia utilizada, além de seguir as normativas acadêmicas do plano de ensino como ementa e objetivo em sala de aula, propõe que as variações de demanda e outras oscilações nos pedidos sejam exercitadas na prática para que os alunos consigam por meio da PL resolver um problema real desta variação no momento da produção assumindo papéis e responsabilidades de gestores e utilizando ferramentas computacionais e especializadas como os softwares Geogebra e o Excel. Como resultado espera-se que os estudantes explorem situações do dia a dia, onde possam otimizar a produção e entender o impacto de prazos apertados e mudanças inesperadas na demanda, possibilitando que desenvolvam um pensamento mais estratégico e tomem decisões mais alinhadas com os desafios do mercado real e validadas. Conclui-se que a abordagem em sala de aula torna as aulas mais envolventes e preparará melhor os egressos e futuros administradores para o mercado de trabalho. A metodologia proposta pode incentivar os alunos a entenderem melhor e usarem os métodos quantitativos da disciplina programação linear como uma aliada na gestão assertiva e menos propensa a subjetividade.
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