EDUCAÇÃO INTEGRAL NAS PERSPECTIVAS DE DEWEY, DELORS E DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: um caminho para a aprendizagem plena
Artigo revisado pelo corpo de revisores da FATEC SJC em parceria com a Faculdade Cristã da Cidade de SJC.
DOI:
https://doi.org/10.69609/1516-2893.2025.v31.n1.a4011Palavras-chave:
BNCC, Educação integral, Formação humana, Pilares metodológicos de Dewey, Relatório de DelorsResumo
A formação humana plena tem sido amplamente defendida nos documentos normativos da educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sua concretização nas práticas pedagógicas cotidianas ainda apresenta desafios, especialmente diante de tendências tecnicistas e reducionistas. Este artigo objetiva analisar as contribuições do pensamento de Dewey e relatos de Delors, articulando referências ao conceito de formação integral à luz da BNCC. Esta pesquisa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, de natureza teórica, fundamentada em revisão bibliográfica da literatura científica publicadas nas plataformas da CAPES e base de dados do periódico SCIELO, além de documentos que normatizam e monitoram a qualidade do ensino. O estudo identificou nos pilares da educação propostos por Delors e na concepção de experiência formativa de Dewey, fundamentos consistentes para uma prática educativa que valoriza o ser humano em sua totalidade. A análise aponta que a BNCC, embora apresente abertura à formação integral por meio de suas competências gerais, demanda mediações críticas para que suas diretrizes sejam efetivamente traduzidas em experiências educativas significativas. Conclui-se que a articulação entre os pilares da educação, o pensamento de Dewey e os conceitos de educação integral contribuem para ressignificar o currículo escolar e promover uma educação que não apenas prepare com base em avaliação somativa, mas também formativa para o mercado e vivência social.
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