CONDIÇÕES DE TRANSFORMAÇÃO DE FASE E DIFUSÃO DE Fe DE UM AÇO REVESTIDO Fe-Zn e APLICAÇÃO NA ESTAMPAGEM A QUENTE
DOI:
https://doi.org/10.69609/1516-2893.2025.v31.n2.a4045Palavras-chave:
Aço ao boro, Estampagem a quente, Revestimento diffusional Fe-ZnResumo
Os aços endurecidos por estampagem a quente contribuíram para que o setor automotivo atendesse com sucesso às crescentes regulamentações para reduzir o consumo de combustível e as rigorosas emissões de gases de efeito estufa, além de melhorar a segurança dos passageiros por meio da fabricação de peças leves para a carroceria dos carros. O revestimento de Fe-Zn é uma alternativa para evitar a corrosão ou até mesmo aumentar a resistência à corrosão desses aços. Entretanto, o revestimento de Fe-Zn é propenso à fragilização por fusão líquida (FML) durante o processo de formação a quente. Para evitar a FML, o revestimento deve ser totalmente transformado em uma solução sólida antes da operação de conformação, evitando o contato da fase líquida do zinco com o substrato de aço. Este trabalho teve como objetivo principal determinar as transformações de temperatura de fase e a taxa de resfriamento crítica para definir a janela de processo de uma chapa de aço ao boro com revestimento de Fe-Zn quando submetida a uma taxa de aquecimento mais alta em comparação ao processo de conformação a quente convencional direto. Como um objetivo complementar, foi realizada a difração de raios X em uma peça estampada a quente com aquecimento por efeito Joule.
Downloads
Métricas
Referências
Chiriac C, Sohmshetty R. The effects of the heating rate and the incoming microstructure on the phase transformation temperatures of 22MnB5 Steel. Em: CHS2, organizador. Anais 6ª conferência internacional sobre conformação de chapas metálicas a quente de aço de alto desempenho. 2017. p. 403-13.
Cho L, et al. Microestrutura de trincas de fragilização de metal líquido em aço endurecido por prensagem 22MnB5 revestido com Zn. Scr Mater 2014;90- 91:25-8.
Ghanbari ZN. Fe-Zn phase evolution and cracking behavior in Zn-coated press-hardened steel. Tese (Doutorado). Colorado: Escola de Minas do Colorado; 2017.
Järvinen H, et al. Endurecimento por prensagem de aços ao boro revestidos com zinco: Papel da composição do aço no desenvolvimento de estruturas de fase nas regiões de revestimento e interface. Surf Coat Technol 2018; 352: 378-91.
Kang J-H, et al. Reação Fe-Zn e sua influência nas microfissuras durante a deformação por tração a quente do aço 22MnB5 galvanizado. Surf Coat Technol 2019; 357: 1069- 75.
Kondratiuk J, et al. Revestimentos de zinco para formação de chapas metálicas a quente: comparação da evolução da fase e da microestrutura durante o tratamento térmico. Surf Coat Technol 2011; 205: 4141-53.
Lee CW, et al. Fragilização induzida por metal líquido de aço para estampagem a quente revestido com Zn. Metall Mater Trans A 2012; 43:5122-7
Lee CW, et al. Surface oxide formation during rapid heating of Zn-coated press hardening steel. ISIJ Int 2014; 54: 2364-8.
Maki T, et al. Prensa servo de ligação mecânica para hot forming. Em: CHS2, organizador. Anais da 5ª conferência internacional sobre conformação de chapas metálicas a quente de aço de alto desempenho. 2015. p. 179-87.
Medrano, J.H.P.; Tavares, F.O.; Ferrari, T.C.; Processamento e caracterização de aço ao boro (hot stamping), In: CBECIMAT, 24.,Águas de Lindóia, nov., 2022.
Peng H, et al. Comportamento de difusão e rachadura envolvido na formação de prensagem a quente de 22MnB5 revestido com Zn. J Alloys Compd 2019; 806:195-205.
Robert A, et al. Surface and coating analysis of press-hardened hot-dip galvanized steel sheet. Steel Res Int 2012; 83: 1005-11.
Sengoku A, Takebayashi H, Matsumara K. Microstructural and phase evolution of galvannealed coating during hot stamping heating. Em: CHS2, organizador. Anais da 5ª conferência internacional sobre formação de chapas metálicas a quente de aço de alto desempenho. 2015. p. 363-70.
Takahashi M, et al. Fragilização por metal líquido de chapas de aço boro galvanizado estampadas a quente - efeito do tempo de aquecimento na formação de trincas. ISIJ Int 2017; 57: 1094-1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Julio Henrique Pimentel Medrano, Matheus Naconeski Seefeldt, Erick Diego Couto, Nathalia Alice Telles Andre, Edson Caetano, Mario Bruno Da Costa Gonzalez, André Chiconi Rialto, Diego Cherubim, Eduardo Hidenori Enari

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.