Acreditação Hospitalar: o modelo do sistema brasileiro de gestão adotado para a melhoria da qualidade e destaque das organizações de saúde
Resumo
O objetivo desse artigo é abordar a importância da Acreditação nas organizações prestadoras de serviços de saúde, para os serviços hospitalares, enfatizando a contribuição com a melhoria das condições dos serviços e consequentemente com a satisfação dos clientes. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa, nas várias mídias que se tem acesso, Benchmarking em hospitais de Belo Horizonte e São Paulo e; Disseminação e Aplicação dos conceitos de qualidade e processos, com foco na Acreditação Hospitalar, ainda no projeto de um novo hospital. Foi possível apresentar um fluxo desse processo, que mesmo recente já apresenta muita credibilidade; Relatar as experiências de outras organizações de saúde e; Acompanhar o início de implementação dessa ferramenta. Conclui-se que a estruturação do Sistema de Gestão e o certificado de Acreditação, como conseqüência natural de implementação e melhoria contínua de processos, são diferenciais “de peso” para as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde, vez que revela a qualidade evidenciada dos serviços. Palavras-chave: Acreditação Hospitalar; Prestadora de Serviços de Saúde; Sistema de Gestão; Melhoria Contínua; Credibilidade.Downloads
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