Influência do endobionte Leucothoe wuriti (Thomas & Klebba, 2007) (Crustacea, Leucothoidae) sobre a biomassa de Phallusia nigra (Savigny, 1816) (Tunicata, Ascididae) no litoral norte do Estado de São Paulo, Brazil

Authors

  • Elisa Karen da Silva Ramos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Augusto Henrique Batista Rosa Universidade Estadual de Campinas
  • Valter José Cobo Universidade de Taubaté

Keywords:

Associação interespecífica, Ubatuba-SP, filtradores

Abstract

Com ampla distribuição geográfica, Phallusia nigra é uma ascídia solitária de coloração enegrecida e facilmente encontrada submersa e incrustada em portos e costões rochosos. Devido ao seu hábito bentônico e filtrador, essa ascídia pode servir como substrato favorável para o desenvolvimento de organismos simbiontes, como o crustáceo Leucothoe wuriti. Entretanto, o fato desses organismos habitarem seu interior, obstruindo a passagem ou alimentando-se das partículas pode representar uma desvantagem, prejudicando o aproveitamento de alimento pelo tunicado. O principal objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos da presença de L. wuriti sobre a biomassa da ascídia P. nigra na costa sudeste do Brasil. Foram coletadas 30 ascídias incrustadas no cais da Sardinha da praia Itaguá, no município de Ubatuba, costa sudeste do estado de São Paulo (23°27’07.S  45°02’49.W). Um total de 142 anfípodes L. wuriti foram encontrados habitando o saco branquial e o sifão inalante de P. nigra. O número médio de crustáceos associados foi de 4,96 ± 2,96 indivíduos por ascídia. Foi verificada uma associação positiva entre a biomassa das ascídias e a biomassa dos anfípodes sugerindo que a presença desses anfípodes no interior das ascídias parece não causar danos no aproveitamento do alimento ou crescimento desses tunicados.

Author Biographies

Elisa Karen da Silva Ramos, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Biologia Geral, Laboratório de Biodiversidade e Evolução Molecular. Experiência em Bioquímica e Genética, com ênfase em caracterização enzimática e genética evolutiva.

Augusto Henrique Batista Rosa, Universidade Estadual de Campinas

LABBOR – Departamento de Biologia Animal, Instituto de Biologia/IB (Bolsista técnico). Experiência na área de Ecologia, com ênfase em ecologia de Lepidoptera e coleções entomológicas.

Valter José Cobo, Universidade de Taubaté

Instituto Básico de Biociências, Laboratório de Biologia Marinha. Experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia dos invertebrados e biologia de crustáceos decapodos.

Published

2015-11-09

Issue

Section

Ciências da Natureza