Controle potencial da antracnose em mamão (Carica papaya) pelo tratamento com extratos vegetais

Authors

  • Jade Ayres Barbedo Martins Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Departamento de Botânica/ Núcleo de Pesquisa em Sistemas Agrícolas - NuPSA/
  • César Luis Siqueira Junior Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Departamento de Botânica/ Núcleo de Pesquisa em Sistemas Agrícolas - NuPSA/ Laboratório de Bioquímica e Função de Proteínas Vegetais.

Keywords:

atividade antifúngica, pós-colheita, compostos bioativos

Abstract

O mamoeiro é uma planta economicamente importante para o Brasil, desde que o país se destaca como um dos maiores exportadores mundiais de frutos dos frutos. Os frutos de mamão são frequentemente infectados pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides, o agente causador da antracnose, que leva ao aparecimento de lesões nos frutos durante o período pós-colheita resultando do apodrecimento e perda de valor comercial. Nesse estudo, foi demostrado o potencial fungicida in vitro do extrato foliar de plantas Phyllostachys aurea e Plectranthus barbatus sobre o desenvolvimento de C. gloeosporioides. Os extratos vegetais foram adicionados em diferentes concentrações (10, 50, 100 ppm) ao meio BDA em placas de petri, as quais receberam inóculos fúngicos. Como resultado, foi obsevada a inibição do crescimento micelial fúngico em ambos o tratamentos na concentração de 100 ppm quando comparado ao controle. Ensaios in vivo mostraram que 100 ppm de ambos os extratos reduziram a incidência dos sintomas de antracnose melhorando a aparência dos frutos, comparada aos sintomas observados nos frutos não tratados (controle). Em adição, os extratos vegetais usados não causaram danos as estruturas de plântulas de mamoeiro. Esses dados suportam a ideia de que extratos vegetais podem ser usados como uma alternativa para o controle de patógenos agrícolas.

Published

2018-07-04

Issue

Section

Ciências da Natureza