NÚMERO TEMÁTICO: Educação: linguagens, discursos e tecnologia

2023-06-02

Este dossiê, cuja temática está voltada para a relação entre a Educação, suas linguagens, discursos e tecnologias, objetiva apresentar trabalhos que discutam questões voltadas ao contexto educacional e seus desafios na contemporaneidade. Somos seres linguísticos, envolvidos em situações discursivas, rodeados pelas tecnologias digitais; consequentemente, em se tratando do processo educacional, o ato de simplesmente saber ler e escrever, de maneira mecânica, torna-se insuficiente, pois a compreensão do mundo e a capacidade para questioná-lo e criticá-lo demandam a compreensão das diferentes linguagens e discursos. Inevitavelmente, por intermédio da linguagem, em seu sentido mais amplo, ocorre a criação e recriação dos aspectos sociais, culturais, artísticos, psicológicos; nesse sentido, a Educação tem papel fundamental, pois é a mediadora para que aconteçam não só as transformações subjetivas, individuais, mas também a tomada de consciência de si mesmo e da história, possibilitando ao educando ser protagonista de sua própria existência, sempre pautado nos direitos humanos e cidadania.

Existem diferentes gêneros linguísticos que têm como função otimizar a experimentação de cada indivíduo em relação ao que se diz e ao que se fala, pois sabemos que interpretações surgem por meio das experiências vividas por cada um de nós.

Este volume temático conta com diferentes autores que, fundamentados teórica e metodologicamente, de forma crítica, pesquisam sobre a Educação e suas diferentes linguagens, discursos e tecnologias. Portanto, para este dossiê são especialmente bem-vindos artigos que abordem os seguintes temas:

  • Educação e tecnologias digitais;
  • Educação e processos criativos;
  • Educação e propostas metodológicas participativas;
  • Educomunicação;
  • Educação e produtos técnicos tecnológicos;
  • Educação, práticas docentes e questões do ensino em linguagens

ORGANIZADORES:

Ana Maria Gimenes Correa Calil

Juliana Marcondes Bussolotti

Mariana Aranha de Souza

Suzana Lopes Salgado Ribeiro

Virgínia Mara Próspero da Cunha 

Eliana Vianna Brito Kozma

 

PRAZO PARA O ENVIO DE ARTIGOS:  de 03/junho a 30/dezembro/2023.

Os textos poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês e deverão atender às normas de submissão do CLA.

As instruções para os autores estão disponíveis em:

http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/about/submissions#onlineSubmissions