Entre a aprendizagem da lingua francesa e a beleza de uma língua segunda<br>Between the learning of the french language and the beauty of a second language<br>Entre el aprendizaje de la lengua francesa y la belleza de una lengua segunda

Autores

  • Rose Mary SOARES MAURÍCIO UNITAU

Palavras-chave:

Linguagem, Ensino de Línguas

Resumo

ENTRE A APRENDIZAGEM DA LINGUA FRANCESA E A BELEZA DE UMA LÍNGUA SEGUNDA Resumo-O presente estudo, orientado pela perspectiva teórica da Análise do Discurso de linha francesa e pela psicanálise lacaniana, teve como objetivo problematizar a aprendizagem de uma língua estrangeira, a partir das análises das representações que emergem do discurso do sujeito-aprendiz de língua francesa (LF). Tentamos compreender como tais representações incidem no processo de ensino e aprendizagem da língua em questão. Nosso estudo tem também como objetivo, questionar e compreender como o lugar ocupado pela língua francesa delimita-se no Brasil em relação a outras línguas estrangeiras presentes em nossa sociedade. Para tal, analisamos, discursivamente, os enunciados formulados por alunos, de uma escola particular de idiomas. Através das análises realizadas, observamos que a necessidade da aprendizagem de uma LE, no nosso caso a língua francesa, em razão das representações, torna-se menos significativa, diante das exigências contemporâneas mais pontuais e objetivas.  Palavras-chave: Língua Francesa; Análise do Discurso; Representação; Identidade.  Résumé La présente étude, orientée sous la perspective théorique de l’analyse française du discours et la psychanalyse lacanienne, a eu comme objectif mettre en cause l’apprentissage d’une langue étrangère à partir des analyses des représentations qui émergent du discours du sujet- apprenti de langue française (LF). Nous avons essayé de comprendre comment telles représentations surviennent dans le processus d‘enseignement et appprentissage de cette langue. Notre étude, a aussi pour but de questionner et comprendre comment la place occupée par la langue française est délimitée, au Brésil, par rapport aux autres langues étrangères (LE) présentes dans notre société.Pour cela, nous avons analysé les énnoncés formulés par des élèves d’une école privée d’idiomes À travers les analyses réalisées, nous avons observé que le besoin de l’apprentissage d’une LE, dans notre cas la langue française, en raison des représentations, selon les témoignages des apprentis, devient moins significatif, face aux exigences contemporaines plus ponctuelles et objectives. Mots-clés: Langue Française; Analyse du Discours; Représentation; Identité 

 

Biografia do Autor

Rose Mary SOARES MAURÍCIO, UNITAU

Professora de Francês

Mestre em Linguística Aplicada - Unitau

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Publicado

2011-01-19

Edição

Seção

Artigos