O uso do blog no ensino de língua inglesa: uma proposta sociointeracionista<br>The use of blog in the english language teaching: a sociointeractionist proposal<br>El uso del blog en la enseñanza de lengua inglesa: una propuesta sociointeracionista

Autores

  • Aline Machado SILVA Unitau

Palavras-chave:

ensino de língua inglesa, tecnologias digitais, gêneros textuais, hipertexto.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as novas tecnologias como suporte de ensino de Língua Inglesa, além de caracterizar os gêneros textuais e  hipertextos, apoiando-se nas concepções didáticas do interacionismo sociodiscursivo, que postula a necessidade de serem trabalhados gêneros textuais no ensino a fim de mediar a atividade e materializá-la. Os pressupostos teóricos são baseados em Bakthin (1994); Bronckart (1999); Scheneuwly (1994), e PCN-LE (BRASIL, 1998). O Gênero Textual, ou virtual, escolhido é o blog, pelos seguintes aspectos: a) possibilita ao usúario a capacidade de expansão da habilidade de leitura; b) proporciana ao autor e leitor a oportunidade de interação social, e c) insere o discente ao mundo digital, incluindo-o em uma sociedade globalizada e tornando-o participante ativo nas interações sociais. É nesse processo de interação social mediada pelas tecnologias que o processo de ensino-aprendizagem se concretiza efetivamente.Palavras-chave: ensino de língua inglesa; tecnologias digitais; gêneros textuais; hipertexto.

Biografia do Autor

Aline Machado SILVA, Unitau

Graduada em Letras pela Faculdade Anhanguera de Taubaté no ano de 2009 e Pós - graduanda em Leitura e Produção de Gêneros Discursivos pela Unitau, turma 2010.

Downloads

Publicado

2011-01-19

Edição

Seção

Artigos