Prática de análise linguística: uma abordagem interacionista

Autores

  • Tania Regina Montanha Toledo SCOPARO UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - POLO DE RIO GRANDE-RS

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Produção de Texto, Análise Linguística

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta de atividade que dá ênfase à língua viva, dialógica, reflexiva e produtiva, visando o aprimoramento dos conhecimentos lingüísticos e discursivos dos educandos, para que eles possam compreender e interagir com os discursos que os cercam. O maior desafio da escola é criar condições de capacitar o aluno a extrair sentido do que lê, a produzir o sentido que pretende quando escreve e como transpor essas capacidades para a vida cotidiana. Existem muitos caminhos para propiciar essa leitura transformadora, crítico-reflexiva. Propomos  uma prática de leitura de texto não-verbal, história em quadrinhos; uma atividade de construção de narrativas, para introduzir uma aula de prática de escrita e de análise linguística do texto do aluno. A leitura e a escrita são essenciais na vida daquele que busca conhecimento constantemente, por meio delas é possível formar um pensamento crítico, ter opinião própria e ter argumentação para se defender nas mais diversas situações impostas cotidianamente.  

Biografia do Autor

Tania Regina Montanha Toledo SCOPARO, UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - POLO DE RIO GRANDE-RS

Mestre em Comunicação pela Universidade de Marília. Graduada e Especialista pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa SECONLIM - Semiótica, Comunicação e Linguagem. Área: Comunicação, Literatura Comparada, Semiótica, Ficção na Mídia. Mídia na Educação, Linquística Aplicada

Downloads

Publicado

2012-03-21

Edição

Seção

Artigos