REFLEXÕES SOBRE UMA ATIVIDADE DE LEITURA E DE ESCRITA EM UMA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Sandro Luis SILVA PUC/SP
  • Cirlei Izabel da Silva PAIVA PUC/SP

Palavras-chave:

leitura, projeto, ensino

Resumo

Diante das novas exigências no processo de ensino-aprendizagem, o objetivo deste texto é compartilhar um relato de experiência vivenciada a partir do desenvolvimento de um Projeto Investigativo com atividades de leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola de educação básica de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Esta pesquisa levou em consideração uma abordagem qualitativa, como aponta André (2000), da observação do desenvolvimento das atividades e da análise de leitura e de produção textual os sujeitos. As considerações e análise apresentadas baseiam-se nos estudos de Kleiman (1989) e Silva (2000), que evidenciam o processo cognitivo da leitura, além de Martins (2003) de Lerner (2002), (quanto à prática de projetos no Ensino Fundamental. Observou-se que ainda há carência de um embasamento teórico e de uma discussão sobre esta prática entre os docentes das séries iniciais.

Biografia do Autor

Sandro Luis SILVA, PUC/SP

professor adjunto de língua portuguesa na diretoria de educação na Universidade Nove de Julho

Cirlei Izabel da Silva PAIVA, PUC/SP

Doutora em Sociologia pela PUC/SP

Downloads

Publicado

2012-08-16

Edição

Seção

Artigos