O cronotopo do romance evidenciando a força da presença materna na travessia de Riobaldo

Autores

  • Sandra Mara Moraes LIMA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Cronotopo. Romance. Grande sertão, veredas. Voz materna

Resumo

O objetivo do trabalho é apresentar como o cronotopo orienta o enredo do romance, evidenciando a presença e a força da figura materna na travessia de Riobaldo, concretizada em seu discurso. Cronotopo, na concepção bakhtiniana, é um conceito que demonstra que tempo e espaço são categorias necessariamente associadas e na literatura estão ainda amalgamados aos demais elementos que compõem o enunciado concreto, ou seja, formam um todo numa arquitetônica que comporta o ato discursivo que inclui certos elementos indissociáveis do enunciado. Partindo dessa perspectiva bakhtiniana, podemos afirmar que ocorre em Grande sertão: veredas um cronotopo orgânico. Isto é, o tempo/espaço são categorias orientadoras, necessariamente vinculadas a todos os outros elementos do romance. O tempo/espaço de Riobaldo a ele pertence e a ninguém mais, nada é alheio a esse herói, tudo se coaduna, os elementos são indissociáveis e seria impossível fazer alguma transferência. Nessa direção constatamos que há um encadeamento do aparecimento da figura materna em certos pontos do enredo que constituem um fio condutor que desencadeará a epopeia de Riobaldo, partindo do cronotopo do encontro e do rio, evidenciando uma forte presença da mãe. Desse modo, presenciamos o cronotopo do encontro, nas águas do São Francisco, o primeiro fato, o acontecimento, que será o nó para o qual todas as ações do narrador concorrerão para desatar.

Biografia do Autor

Sandra Mara Moraes LIMA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em Linguística Aplicada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Downloads

Publicado

2012-03-21

Edição

Seção

Artigos