LINGUAGENS DA MÍDIA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA

Autores

  • Rosa Maria Daniel Pacini Garcia MOREIRA UNIVAP

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Produção de Texto, Interação professor-aluno

Resumo

A experiência de aplicação das Linguagens da Mídia na Produção de Textos em Língua Portuguesa realizada com os alunos dos Ciclos Finais Ensino Fundamental, na Escola de Ensino Fundamental “Prof. Arlindo Caetano Filho” da Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP, foi uma alternativa para as aulas de Redação: textos produzidos pelos alunos a partir do incentivo à leitura como forma de pesquisa. Tangenciando a Pedagogia Freinet, os alunos foram colocados em contato com textos produzidos em três formas de linguagem: fílmica, musical e escrita formal. A experiência desenvolveu-se em duas fases interrelacionadas, quais sejam: apresentação dos resultados da pesquisa na forma de monografia com ficha de leitura da obra e apresentação artística; na linguagem de escolha do aluno, a partir de uma série de sugestões. As aulas de Redação ganharam dinamismo, mostrando que o aluno deseja aprender não só a escrever um texto, mas aprender com o que vê, ouve, lê e assiste, contribuindo de maneira válida e eficaz no processo ensino-aprendizagem. A relação professor-aluno torna-se mais equilibrada, pois ambos aprendem juntos e o aluno observa sua própria capacidade de processar e administrar, ele mesmo, sua aprendizagem, verificando que seu rendimento passa a ser uma conseqüência natural do empenho com que se dedica a aprender.

Biografia do Autor

Rosa Maria Daniel Pacini Garcia MOREIRA, UNIVAP

Mestre em Lingüística Aplicada (Programa de Pós-Graduação da Universidade de Taubaté, Estado de São Paulo); Especialista em abordagem pedagógica da Teledramaturgia; Pedagoga; Professora de Língua Portuguesa; Pós-Graduada em Magistério do Ensino Superior, Psicopedagogia e Design Instrucional de Web. Ministra aulas de Metodologia da Pesquisa Científica em Cursos Técnicos; foi professora do curso Oficina de Roteiro no SENAC de São José dos Campos (2007). Ocasionalmente leciona Pesquisa e Ensino e Redação da Pesquisa Científica no Curso de Pós-Graduação em Educação Administração e Gestão Escolar: Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos, SP, orientando TCCs e trabalhos de graduação e monografias. Eventualmente ministra palestras sobre Metodologia da Pesquisa Científica, Televisão e Educação nos Cursos de Graduação em Comunicação e nas Licenciaturas (Educação), participando, também como Orientadora e Avaliadora em bancas de Trabalhos de Conclusão de Curso. Tem trabalhos publicados em Congressos nacionais e internacionais, como o Encuentro Internacional de Educación Superior, Virtual Educa-México 2005 e III e IV Encontros Virtual Educa Brasil 2005 e 2006 e Virtual Educa Internacional-Bilbao 2006 e VirtualEduca Internacional (palestrante convidada) 2007 - São José dos Campos/SP, V Encontro Virtual Educa Brasil 2008, VI Encontro Virtual Educa Brasil 2009, entre outros. Atualmente atua como Professora-Coordenadora do Curso ";;;;Produções Audiovisuais voltadas a Educação Social. 

Downloads

Publicado

2012-04-18

Edição

Seção

Artigos