CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE GÊNEROS DO DISCURSO PARA A ANÁLISE LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS DIALÓGICAS

Autores

  • Rodrigo ACOSTA-PEREIRA UFRN

Palavras-chave:

Dialogismo, Gêneros do discurso, Ensino, Análise linguística

Resumo

O presente estudo objetiva investigar as contribuições dos escritos do Círculo de Bakhtin, especificamente sobre discurso, enunciado e gêneros do discurso, para a prática de análise linguística na educação básica. Em termos metodológicos, o trabalho apresenta uma discussão de como a análise prévia do gênero contribui efetivamente para o trabalho do professor com a análise linguística em sala de aula sob a ordem dos gêneros do discurso. Para tanto, recuperamos os dados previamente analisados sobre o gênero notícia do jornalismo impresso (ACOSTA-PEREIRA, 2008) e os reenunciamos para verificar como as regularidades enunciativo-discursivas do referido gênero podem colaborar para a elaboração de atividades de análise linguística na aula de língua portuguesa na escola.

Biografia do Autor

Rodrigo ACOSTA-PEREIRA, UFRN

Professor de Linguística e Língua Portuguesa do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2012-08-16

Edição

Seção

Artigos