MAFALDA NO MUNDO DAS DESIGUALDADES: UMA ANÁLISE SISTÊMICOFUNCIONAL DE UM GÊNERO MULTIMODAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO DA CRIANÇA

Autores

  • Carlos Sidney Avelar ARAÚJO Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Volney da Silva RIBEIRO Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Antonia Dilamar ARAÚJO Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Multimodalidade. Gramática do design visual. Significados. Ideologia

Resumo

Este artigo faz uma análise de textos multimodais do cartunista argentino Quino, segundo a gramática do design visual, tal como proposta por Kress e van Leeuwen (1996). Especificamente, analisaremos três tirinhas nas quais a protagonista é Mafalda, com o objetivo de verificarmos os sentidos que se produzem pela associação do texto verbal e do não verbal.Veremos que as tirinhas de Quino, além do humor, servem para transmitir informações. Destinadas ao público adulto, pais não raramente se utilizam deste gênero multimodal para desenvolver o senso crítico dos seus filhos. Além disso, nelas estão embutidas ideologias, embora nem sempre sejam explícitas. Nesse sentido, esses textos multimodais ganham força como meio de informação, além de entretenimento, sobretudo porque costumam aludir a valores da vida real.

Biografia do Autor

Carlos Sidney Avelar ARAÚJO, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NívelSuperior (Capes).É membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Pragmática (NIPRA) com registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e vinculados ao PosLA/UECE. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1996)

Volney da Silva RIBEIRO, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor de Língua Portuguesa e de Redação desde o ano 2001, nas principais escolas particulares de Fortaleza, e tem experiência em Gestão Escolar. Iniciou o curso de Letras na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e transferiu-se mais tarde para a Universidade Metodista de São Paulo (UMSP). Possui graduação em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2011) e Licenciatura em Ensino Religioso (INTA) . É sspecialista em Gestão Educacional (INTA) e aluno do curso de Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada (UECE) -aluno especial. Atualmente é professor da rede particular de ensino em Fortaleza e em Sobral.

Antonia Dilamar ARAÚJO, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e pós-doutora em Educação pela Universidade da Califórnia, Santa Bárbara(2007). Atualmente é professora titular em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará .

Downloads

Edição

Seção

Artigos