O ENSINO DE LEITURA NOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO

Autores

  • Eliana Vianna BRITO UNITAU
  • Eveline Mattos TÁPIAS-OLIVEIRA UNITAU

Palavras-chave:

discurso, gêneros discursivos, ensino de leitura

Resumo

Este artigo tem, por objetivo, apresentar uma discussão acerca do modo pelo qual a leitura em língua materna pode ser trabalhada nos cursos de Comunicação Social, notadamente nas habilitações: Jornalismo, Propaganda e Publicidade e Relações Públicas, a partir das determinações preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (2001) e da abordagem que privilegia o trabalho com os gêneros discursivos.

Biografia do Autor

Eliana Vianna BRITO, UNITAU

Eliana Vianna Brito é Doutora em Linguística Aplicada e Mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Atualmente leciona no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté.

Eveline Mattos TÁPIAS-OLIVEIRA, UNITAU

Possui graduação em Letras pela Universidade de Taubaté (UNITAU, 1985), mestrado emLinguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 1996) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). Atualmente é Professora Assistente Doutor da Universidade de Taubaté. Tem experiência de 25 anos na área de Ensino de Língua Materna no Ensino Superior e desenvolve pesquisa na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do professor, didática do/no Ensino Superior, ensino da produção escrita e da leitura em língua materna, com propostas de práticas inovadoras.

Downloads

Edição

Seção

Artigos