GRAMÁTICA, SIGNIFICADO E COGNIÇÃO: RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E MENTE.

Autores

  • Lidiomar José MASCARELLO UFSC

Palavras-chave:

Linguística Cognitiva, linguagem, mente, categorização.

Resumo

O estudo da Semântica em uma perspectiva cognitiva é de grande valia, uma vez que atenta ao aluno e ao professor sobre os diversos significados possíveis de estruturas linguísticas, considerando fatores extra-textuais como grandes colaboradores no processo de construção do sentido. Dessa forma, muitas vezes o teor polissêmico da mensagem não se justifica apenas pela relação da palavra com ela mesma, mas sim pela relação que essa mesma palavra mantém estreitamente com fatores psíquicos e contextuais de seus emissores e receptores, bem como com a leitura de mundo que cada um traz em mente. Nosso principal objetivo neste trabalho é promover uma discussão teórica que considere o processo de construção de sentido a partir de suas dimensões cognitiva e cultural, além de buscar informações e refletir sobre esta perspectiva a partir de estudos de George Lakoff (Lakoff & Johnson 1980, Lakoff 1987), Ronald Langacker (1987, 1990, 1991) e Leonard Talmy (1983, 1988), dentre outros. Faremos uma abordagem de caminhos de desenvolvimento da linguística cognitiva, apresentando alguns dos princípios que interligam cognição, linguagem e interação em enunciados linguísticos.

Biografia do Autor

Lidiomar José MASCARELLO, UFSC

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC.

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Publicado

2013-08-26

Edição

Seção

Artigos