A CHARGE NA VISÃO DIALÓGICA

Autores

  • Vania Maria Medeiros de Fazio AGUIAR UNITAU
  • Miriam Bauab PUZZO UNITAU

Palavras-chave:

Gêneros discursivos, Linguagem, Mídia impressa

Resumo

O presente trabalho visa a analisar um enunciado verbo-visual em que se observam alguns preceitos defendidos por Mikhail Bakhtin e o Círculo, como autor/personagem, carnavalização, exotopia e cronotopia. Para tal estudo, foi examinada a materialidade específica do gênero charge, do jornal Folha de S. Paulo de 18/03/2011, sobre a visita do presidente americano, Barack Obama, ao Brasil. Procura-se observar nas escolhas imagéticas os sentidos que circundam o enunciado e a relação sócio-política que o envolve além do tom avaliativo adotado, considerando-se o leitor pressuposto do jornal e o contexto sócio-histórico. Tal estudo apoiou-se no conceito de gênero do discurso pontuado na obra Estética da Criação Verbal (2003), em outros textos do Círculo (2009; 2010), além de concepções teóricas relacionadas à análise da linguagem verbo-visual baseada em Dondis (2007). Espera-se que esse estudo, desenvolvido sob a perspectiva dialógica da linguagem, venha a acrescentar ao profissional de educação sugestões de análise das linguagens midiáticas, a fim de auxiliar os aprendizes quanto ao julgamento crítico das opiniões apresentadas pela mídia impressa, além de estimular futuras pesquisas nos estudos da Linguística Aplicada.

 

Palavras-chave: Enunciado verbo-visual. Carnavalização. Exotopia. Cronotopia.

Biografia do Autor

Vania Maria Medeiros de Fazio AGUIAR, UNITAU

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Barra Mansa (1976); especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Volta Redonda (2001); e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU - 2012), envolvendo o discurso midiático impresso com os seguintes temas: relações dialógicas, linguagem verbovisual e gêneros discursivos. Docente aposentada pelo Estado do Rio de Janeiro com experiência na área de Letras com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Atualmente participa do grupo de pesquisa em Linguística Aplicada da UNITAU.

Miriam Bauab PUZZO, UNITAU

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do RioPreto (1967), graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Paraíba (1973), mestradoem Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Letras (TeoriaLiterária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2004), pós-doutorado emLinguística na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é professortitular da Universidade de Taubaté, vinculado ao programa de Mestrado em LinguísticaAplicada.

Downloads

Publicado

2014-02-19

Edição

Seção

Artigos