SUJEITOS COM “DIFICULDADES” DE LEITURA E ESCRITA E O TRABALHO COM A LÍNGUA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA: IMPLICAÇÕES PARA OS PROFISSIONAIS DA LINGUAGEM

Autores

  • Rita Fernandes SIGNOR Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosângela Hammes RODRIGUES Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Dificuldades de leitura e escrita, Gêneros do discurso, Terapia fonoaudiológica.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a contribuição da teoria de gêneros do discurso de Bakhtin (2003) para a clínica fonoaudiológica. Para tanto, desenvolvemos um atendimento terapêutico grupal com cinco sujeitos que apresentavam queixas de dificuldades de leitura e escrita. Os gêneros selecionados para o trabalho em terapia foram: romance, peça de teatro, sinopse e cartaz de divulgação. Dentre esses priorizamos a peça de teatro, uma vez que os demais gêneros foram necessários à concretização da proposta de produção escrita de uma peça, baseada na adaptação de um romance lido em terapia, publicação da peça em site e sua encenação. Apresentamos aqui parte da interlocução em um dos gêneros abordados: o gênero peça de teatro. Os resultados sugerem que as práticas ancoradas em uma perspectiva enunciativo-discursiva foram efetivas, pois, por meio de contextos significativos de uso da língua, os sujeitos se aproximaram da escrita e da leitura e com isso desenvolveram competências linguísticas e discursivas necessárias à interação nessas práticas. Concluímos que a proposta terapêutica com os gêneros do discurso é viável, uma vez que motiva a interlocução, responsável pelo comprometimento dos sujeitos com as atividades de leitura e escrita, promovendo-se, dessa forma, avanços em suas possibilidades como leitores/autores.

Biografia do Autor

Rita Fernandes SIGNOR, Universidade Federal de Santa Catarina

Rita Signor é fonoaudiológa, mestre e doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. É integrante do GELCE (Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação) - UFSC/CNPq.

Rosângela Hammes RODRIGUES, Universidade Federal de Santa Catarina

Rosângela H. Rodrigues é mestre e doutora em Linguística pela PUC/SP e professora titular na graduação em Letras e Pós-graduação em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2014-03-13

Edição

Seção

Artigos