ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NO DISCURSO POLÍTICO: A CONSTRUÇÃO DO ETHOS NO DISCURSO DE BARACK OBAMA

Autores

  • Maria do Carmo Souza de ALMEIDA UNITAU
  • Eveline Mattos Tápias OLIVEIRA UNITAU
  • Vera Lúcia Batalha de Siqueira RENDA UNITAU

Palavras-chave:

Discurso. Ethos. Retórica.

Resumo

Em vista das reconfigurações da sociedade atual, acreditamos ser imprescindível que os cursos de licenciatura atentem para o desenvolvimento de novas estratégias e práticas didático-pedagógicas que preparem o professor para um efetivo trabalho de compreensão e recepção dos discursos midiáticos. Dessa forma, nossa intenção com este artigo é analisar o Discurso que Barack Obama proferiu no Cairo, Egito, em 4 de junho de 2009, a fim de investigar como ocorreu a construção do ethos. Nosso referencial teórico é composto pelos Estudos Críticos do Discurso e os conceitos bakhtinianos de gêneros discursivos e de dialogia; pelos conceitos da Retórica Clássica retomados pela Nova Retórica; e pelos conceitos-chave da filosofia pragmática de Richard Rorty. Fizemos uso da metodologia de análise da retórica. Optamos por fazer alguns recortes no corpus analisado, em virtude da extensão do material.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Souza de ALMEIDA, UNITAU

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e doutoranda em Ciências da Comunicação na ECA/USP. Professora da Universidade de Taubaté. 

Eveline Mattos Tápias OLIVEIRA, UNITAU

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professora da Universidade de Taubaté.

Vera Lúcia Batalha de Siqueira RENDA, UNITAU

Doutora em Letras, em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade de Taubaté.

Downloads

Edição

Seção

Artigos