BREVES NOTAS SOBRE LEITURA E AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA

Autores

  • Sandro Luis SILVA Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Leitura, Avaliação, Formação Inicial, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo visa a uma reflexão sobre o processo avaliativo da leitura na formação inicial do professor de língua portuguesa, a qual tem tomado lugar significativo nas pesquisas acadêmicas. Para atingir o objetivo proposto, valemo-nos de Kleiman (1992), Lajolo (1993), Chartier (2001) e Silva (1995 e 2005) no tocante à leitura. Em relação à avaliação, recorrremos a Condemarín & Medina (2005), e às estratégias de leitura a Solé (1998) e aos próprios PCN (1998). Pode-se afirmar que o desenvolvimento de habilidades de leitura e de sua avaliação durante a formação inicial do professor de língua portuguesa é condição sine qua non para que seja realizado um trabalho competente na prática docente no processo de ensino-aprendizagem na escola básica.

Palavras-chave: Leitura. Avaliação. Formação inicial. Ensino-aprendizagem.

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Publicado

2015-07-29

Edição

Seção

Artigos