REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A RECONFIGURAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROGRAMA ESCREVENDO O FUTURO

Autores

  • Ana Carla BARBOSA Universidade Norte do Paraná (Unopar)
  • Rosemari Bendlin CALZAVARA Universidade Norte do Paraná (Unopar)

Palavras-chave:

Olimpíada de Língua Portuguesa, Gêneros Textuais, Sequência Didática, Formação de professores

Resumo

O Programa Escrevendo o Futuro, conhecido pela realização da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLPEF), desenvolve atividades voltadas aos professores de escolas públicas brasileiras. Como pilar do Escrevendo o Futuro está o ensino da escrita com base nos gêneros textuais transposto em sequências didáticas (SD). Um dos desafios do programa é preparar o professor para o trabalho com gêneros e as SD e, esta tarefa se acentua frente à digitalização do material didático da OLPEF por meio do lançamento de seus cadernos virtuais em 2014. O presente trabalho se concentra em compreender os mecanismos de formação oferecidos pelo Programa Escrevendo o Futuro conjugando-os com as orientações presentes nos cadernos virtuais para o trabalho em sala de aula. Verificou-se que tanto as plataformas de formação da OLPEF quanto à reconfiguração de seu material passaram a exigir novos letramentos aos professores.

Biografia do Autor

Ana Carla BARBOSA, Universidade Norte do Paraná (Unopar)

Mestranda em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Unopar. Ênfase de pesquisa em Multiletramentos e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Rosemari Bendlin CALZAVARA, Universidade Norte do Paraná (Unopar)

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do Mestrado em Metodologias para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Unopar.

Downloads

Publicado

2016-01-29

Edição

Seção

Artigos