ANÁLISE DA LINGUAGEM VERBO-VISUAL DE CAPA DE REVISTA: UMA PROPOSTA DE LEITURA BAKHTINIANA

Autores

  • Miriam Bauab PUZZO Unitau
  • Edmilson Arlindo LACERDA UNITAU

Palavras-chave:

Linguagem verbo-visual, Capa de revista, Dialogismo, Gênero discursivo, Leitor presumido

Resumo

Este artigo analisa a linguagem verbo-visual de capa de revista como gênero discursivo e tem por objetivo observar os efeitos de sentido que propiciam, considerando o leitor presumido da revista. A teoria que fundamenta a análise é a teoria dialógica da linguagem de Bakhtin e do Círculo que fornece categorias para análise da linguagem dos gêneros discursivos, tais como tema, forma composicional e estilo. Do ponto de vista da linguagem visual as pesquisas de Dondis e Guimarães fornecem elementos para interpretar tais recursos no enunciado concreto da capa. Para cumprir essa proposta, foi selecionada a capa da revista Veja, Edição Especial 2.244, ano 47, nº 17 de 24/03/2014. A análise demonstra que a capa responde ao público presumido da revista e ao mesmo tempo responde à interpretação dos fatos do ponto de vista do posicionamento ideológico da empresa de comunicação. Espera-se com a análise deste exemplar contribuir para promover a leitura de modo mais produtivo e crítico.

Biografia do Autor

Miriam Bauab PUZZO, Unitau

Prof. Dra. Miriam Bauab Puzzo ministra aulas no curso de mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté orientado trabalhos na área de linguagem verbo visual sob a perspectiva bakhtiniana.

Edmilson Arlindo LACERDA, UNITAU

Mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Linha de pesquisa: linguagem verbo-visual das mídias como subsídio para a formação de professores. Seguidor da teoria bakhtiniana sob orientação da prof. dra. Miriam Bauab Puzzo.

Downloads

Publicado

2015-07-10

Edição

Seção

Artigos