USO CONSCIENTE DA LINGUAGEM EM PRÁTICAS DIALÓGICAS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Vera Lucia Batalha de Siqueira RENDA UNITAU
  • Eveline Mattos Tápias OLIVEIRA UNITAU
  • Maria do Carmo Souza de ALMEIDA UNITAU

Palavras-chave:

Formas de estudo. Prática de registro. Meta-afetividade. Metacognição. Metadiscursividade.

Resumo

Este artigo traz o relato de uma pesquisa vivenciada com alunos de um curso de Letras de uma universidade municipal sobre crenças, valores, costumes e hábitos de estudos, em que houve a atenção, por parte das pesquisadoras, para apresentar um painel diversificado sobre saberes específicos e sobre sistematização das formas de estudar, além da prática do registro do processo de construção de conhecimento. Dessa maneira, o conjunto de habilidades e competências trabalhado e o esforço cognitivo   desenvolvido encaminharam uma discursividade consciente que se vai configurando autônoma nos licenciandos, advindo da meta-afetividade e da metacognição. Além disso, a pesquisa levou à incorporação de práticas diferenciadas no ensino superior/Licenciatura/Letras, levando os alunos à aprendizagem rumo à autonomia e à construção identitária profissional. As professoras entenderam que o que parece óbvio carece de planejamento e sistematização para que se dê a aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Eveline Mattos Tápias OLIVEIRA, UNITAU

Possui graduação em Letras pela Universidade de Taubaté (UNITAU, 1986), mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 1996) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). Atualmente é Professora Assistente Doutor da Universidade de Taubaté.

Maria do Carmo Souza de ALMEIDA, UNITAU

Doutora em Ciências da Comunicação, Área de concentração: Interfaces Sociais da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2002). Graduada em Letras pela Universidade de Taubaté (1989). É professora Assistente II da Universidade de Taubaté desde 1993. Atualmente faz parte do corpo docente do Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Edição

Seção

Artigos