VOCABULARY ACQUISITION THROUGH VIDEOS IN THE CLASSROOM: A LITERATURE REVIEW

Autores

  • Débora Elienai Gomes Vieira da ROCHA Universidade Federal do Piauí
  • Francisco Wellington Borges GOMES Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Vídeo, Aquisição de Vocabulário, Aquisição de Segunda Língua

Resumo

Este estudo bibliográfico investiga a eficácia do uso de vídeos para a promoção do conhecimento do vocabulário do aprendiz de Inglês. Para isso, serão apresentadas e discutidas pesquisas que examinaram o uso de vídeos (filmes, séries de TV e vídeos do YouTube, dentre outros) como ferramentas de apoio à aquisição vocabular no aprendizado de língua inglesa. Neuman and Koskinen’s (1992), Vidal (2003), Baltova (1999), Assichier’s (2014) Wang, (2012), Gomes (2006), Jung and Lee (2013), dentre outros, são alguns dos autores comentados nesta análise teórica. O resultado da investigação aponta claramente para o uso de vídeos como uma abordagem eficaz o desenvolvimento do vocabulário de estudantes de L2, considerando que ela pode facilitar significativamente a aquisição do léxico entre aprendizes devido a associação entre elementos visuais, sonoros, legendas, dentre outros recursos.

Biografia do Autor

Débora Elienai Gomes Vieira da ROCHA, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí; Professora do Programa Inglês sem Fronteiras/UFPI

Francisco Wellington Borges GOMES, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Linguística Aplicada pela UFMG; Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2016-07-05

Edição

Seção

Artigos