REPENSANDO O USO DO DICIONÁRIO EM SALA DE AULA COM A LENTE DA ANÁLISE DISCURSIVA PECHETIANA

Autores

  • Edh Carlos Soares PAGANI Unicesumar
  • Manoel Messias Alves da SILVA Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Textos didatizados. Leitura. Discurso. Léxico. Dicionários.

Resumo

O trabalho com a língua em sala de aula normalmente aponta para a leitura de textos trazidos pelos livros didáticos. O professor, muitas vezes, trabalha apenas os textos didatizados que são modificados e frequentemente textos didatizados que são modificados e cuja versão, comumente, na perspectiva do fragmento ou excerto implica justamente um silenciamento de outros efeitos que o texto na íntegra poderia produzir nos sujeitos-leitores. Nessa modalização do discurso, são riscados dos textos os léxicos que aparentemente estão de fora do leque linguístico dos alunos ou palavras considerados erradas difíceis para os discentes e docentes.  Diante disso, ao invés de preparar os alunos para a leitura dos textos que apresentam essas formas linguísticas, os sujeitos que produzem os livros didáticos modificam os textos tirando as possibilidades interpretativas e significativas no sentido de aproximar o texto dos alunos. Com esse foco, apresenta-se neste artigo, seguindo a teoria da análise do discurso pechetiana, os dicionários como ferramentas que corroboram na preparação dos alunos para a leitura dos textos que apresentam formas linguísticas que podem não ser do conhecimento dos alunos.

 

Biografia do Autor

Edh Carlos Soares PAGANI, Unicesumar

Graduado em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), pós-graduado ";;;;;lato sensu";;;;; em Língua Portuguesa: Teoria e Prática. Mestrando na Universidade Estadual de Maringá no programa de Mestrado em Letras na linha de pesquisa da linguística descritiva: terminologia. Docente no ensino superior. Experiente na área de educação, com ênfase na didática do ensino da língua portuguesa.

Manoel Messias Alves da SILVA, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui Graduação em Letras: Português/Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-1985), Mestrado em Letras: Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP-1998), Doutorado em Letras: Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP-2003) e Pós-Doutorado em Teoria e Análise Linguística pelo Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa-PT (CLUNL-2011). Atualmente, é  professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado), Departamento de Língua Portuguesa (DLP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2016-06-28

Edição

Seção

Artigos