PLURILINEARIDADE E MULTIMODALIDADE EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Shirlei Neves dos SANTOS

Palavras-chave:

Mídia digital. Ambiente virtual de aprendizagem. Plurilinearidade. Multimodalidade.

Resumo

 

 

Este artigo investigou a plurilinearidade e a multimodalidade em materiais didáticos de um curso de formação contínua do professor de educação básica (português) em ambiente virtual de aprendizagem. O objetivo foi verificar a estruturação hipertextual do ambiente virtual e os usos dos recursos semióticos na elaboração das atividades didáticas. A metodologia utilizada foi a análise documental e a de números mediante registro de dados. Gerou-se um corpus com 17 proposições didáticas. A fundamentação teórica ancora-se na teoria da hipermodalidade de Lemke nos estudos contemporâneos sobre novos letramentos. Em relação à plurilinearidade, o ambiente virtual apresentou uma navegação simples e fechada, quando as ligações eram internas ao próprio ambiente, e outra mais complexa e aberta, geralmente quando as conexões se projetavam para a rede aberta. No que respeita à multimodalidade na elaboração das atividades didáticas, três foram os procedimentos adotados: uso apenas de uma semiose; justaposição de duas ou mais semioses; e integração de semioses. O primeiro e o segundo procedimentos predominaram sobre terceiro. Dos recursos semióticos utilizados, o uso da escrita também predominou sobre o de outros recursos presentes como o visual e o oral. Os dados evidenciaram que a estrutura hipertextual do ambiente do curso apresenta certa facilidade de acessibilidade. Demonstraram de outro modo que a mobilização da multimodalidade na elaboração das atividades didáticas ainda é limitada. No entanto, é positivo o esforço dos autores do curso em aproveitar o potencial da mídia digital para construir um ambiente virtual de aprendizagem mais dinâmico e diversificado.


 

 

Downloads

Publicado

2016-06-27

Edição

Seção

Artigos