LINGUÍSTICA GERATIVA E REVISÃO TEXTUAL NO “ENSINO” DE GRAMÁTICA

Autores

  • Talita Gleycilane Mendes da SILVA Universidade de Brasília
  • Eloisa Nascimento Silva PILATI Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Linguística Gerativa. Revisão Textual. Ensino de Gramática. Técnica de Ensino.

Resumo

A presente pesquisa objetiva, à luz da linguística gerativa, apurar os estudos e propostas que defendem a revisão textual como técnica de ensino nas aulas de gramática na busca por uma renovação no “ensino” dessa disciplina. Para isso, a partir de uma metodologia de pesquisa e reflexão, expõe-se algumas sugestões metodológicas sob o olhar gerativista para orientar a prática docente com base nos trabalhos de Pilati et al. (2011), Pilati (2014) e Pilati et al. (2015). Conclui-se que as atividades de revisão textual, embora sejam pouco usadas nas aula de gramática, têm buscado destaque por permitir ao aluno estabelecer padrões, praticar o senso crítico e identificar desvios de normas, se apresentando, assim, como uma técnica de ensino eficaz, entretanto, tal técnica ainda precisa ser testada de forma mais contundente para ser aperfeiçoada e difundida a fim de contribuir para o início de uma futura mudança na educação.

Biografia do Autor

Talita Gleycilane Mendes da SILVA, Universidade de Brasília

Mestranda em Linguística pela Universidade de Brasília na área de concentração ";Teoria e Análise Linguística";com orientação da Profa. Dra. Heloisa Nascimento Silva Pilati.

Eloisa Nascimento Silva PILATI, Universidade de Brasília

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é professora da Universidade de Brasília, no Departamento de Linguística Português e Línguas Clássicas (LIP). É coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras noturno e coordena a equipe do Curso de Letras no Projeto Prodocência (CAPES). Desenvolve pesquisas em duas áreas principais: na área da gramática gerativa, pesquisa a sintaxe da ordem de palavras, sujeitos nulos e fenômenos de concordância nas línguas naturais e, na área de ensino de línguas, pesquisa temas relacionados a formação de professores e metodologias de ensino de língua portuguesa.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos