LETRAMENTOS ACADÊMICOS: UM ESTUDO ACERCA DA PERSPECTIVA DE PROFESSORES SOBRE AS PRÁTICAS LETRAMENTOS DOS ALUNOS

Autores

  • Laura Silveira BOTELHO UFJF
  • Janaína Ovidio de Carvalho Fagundes RIBEIRO Prefeitura de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Letramentos Acadêmicos. Gêneros Discursivos. Práticas de leitura e de escrita.

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir qual a concepção dos professores em relação às práticas de leitura e escrita de alunos do ensino superior de uma faculdade particular de Juiz de Fora/MG. Para tanto, um estudo exploratório foi realizado com três professores, através de entrevistas semiestruturadas e analisadas pelo viés do paradigma qualitativo interpretativista. Propusemos como pressupostos teóricos os Novos Estudos de Letramento, de Brian Street; a Teoria de Gênero, de Mikhail Bakhtin; e as compreensões de letramento, de Magda Soares. Reflete-se sobre as três principais perspectivas de trabalho, propostas por Street, do docente no ensino superior: habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos. Concluímos que os professores perfazem o constante exercício de revisão das práticas educacionais, de diálogo em sala de aula, produzindo uma busca pela perspectiva de letramentos acadêmicos, de acordo com os Novos Estudos de Letramento.

Biografia do Autor

Janaína Ovidio de Carvalho Fagundes RIBEIRO, Prefeitura de Juiz de Fora

Tem mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, graduada em Letras pela mesma universidade e Pedagoga pela Faculdade Metodista Granbery. É supervisora da Rede Estadual de Minas Gerais.

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Publicado

2016-03-15

Edição

Seção

Artigos