GAMIFICANDO UMA DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA

Autores

  • Karin QUAST UNITAU

Palavras-chave:

Gamificação. Linguística Aplicada. Formação de professores. Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.

Resumo

Neste artigo, relatamos a experiência de gamificação de uma disciplina de pós-graduação em Linguística Aplicada, sob o ponto de vista do professor-pesquisador (não visando, neste momento, a avaliação pelos professores-alunos), que faz parte de uma pesquisa-ação com base nas observações, reflexões e no diário desta professora. Buscamos explicitar o processo de elaboração de gamificação, discutir os principais aspectos levados em consideração, as perspectivas teóricas que orientaram tal processo, bem como algumas dificuldades enfrentadas. Este trabalho embasa-se principalmente na perspectiva histórico-cultural, especialmente em pressupostos vigotskianos, e nos princípios de aprendizagem subjacentes a bons videogames, conforme elaborados por Gee. Concluímos relatando os aspectos que consideramos positivos e retomamos aspectos considerados falhos. Esperamos que este trabalho inspire o surgimento de outros trabalhos de gamificação na área de Linguística Aplicada, especialmente na área de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras,  principalmente devido ao fato de levar o professor a refletir, a repensar sua prática e buscar inová-la, levando em consideração a motivação, o engajamento, a participação ativa, a agência, a elaboração conjunta de conhecimento e a educação enquanto experiência.

Biografia do Autor

Karin QUAST, UNITAU

Departamento de Ciências Sociais e Letras

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Publicado

2016-01-29

Edição

Seção

Artigos