OS ATOS DE FALA E A MULTIMODALIDADE EM ANÚNCIOS

Autores

  • Júlio ARAÚJO Universidade Federal do Ceará
  • Ana Keyla Carmo LOPES Universidade Federal do Ceará
  • Maria Coeli Saraiva RODRIGUES Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Atos de fala. Multimodalidade. Anúncio publicitário.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever os atos de fala ilocucionário e perlocucionário em anúncios publicitários, ligados ao público feminino, considerando sua constituição multimodal, seguindo a proposta teórico-metodológica de Kress e van Leeuwen ([1996] 2006), sobre a composição visual de gêneros; Austin (1990), referente aos atos de fala; e as concepções de Adam e Bonhomme (1997), referentes às dimensões pragmáticas do gênero anúncio publicitário. Para isso, analisaremos uma amostra composta por 20 anúncios impressos publicados nos séculos XX e XXI. Com a análise, concluímos que os atos de fala e a composição visual mantêm uma relação efetiva na organização do texto publicitário.

Biografia do Autor

Júlio ARAÚJO, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG e Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da UFC, onde coordena o grupo de pesquisa Hiperged. Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática, Linguística Textual e as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: gêneros textuais digitais, novos letramentos, EaD, convergência de mídias e hipertextos. Foi vice-presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) no biênio 2009-2011 e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE) no biênio 2009-2011. Atualmente, é coordenador do GT de Linguagem e Tecnologias da ANPOLL e membro dos conselhos consultivos da ALAB e da ABEHTE.

Ana Keyla Carmo LOPES, Universidade Federal do Ceará

É doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Desenvolveu estágio de doutoramento PDSE no Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC). Atualmente, realiza Pós-Doutorado em Linguística, na UFC, vinculado ao Projeto Variação e Processamento da Fala e do Discurso Análise e Aplicações - PROFALA. É integrante do grupo de pesquisa: estudos do texto e do discurso - PROTEXTO/UFC, desde 2001, do grupo gêneros textuais: perspectivas teóricas e metodológicas - GETEME/UFC, desde 2007, e do grupo de pesquisa: leitura-escrita: do verbal ao visual - LEV/UECE, desde 2010. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Práticas discursivas e Estratégias de Textualização.

Maria Coeli Saraiva RODRIGUES, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará e graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, é professora e coordenadora da produção de material didático na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza e participa dos grupos de pesquisa TRADICE e HIPERGED, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Edição

Seção

Artigos